terça-feira, 28 de abril de 2009

Escondido de Tofu




Esta foi uma receita que fiz para o meu jantar de anos que foi em casa da Piteca (Piteca ).



Ingredientes

1 embalagem de cogumelos
5 Batatas
1 embalagem de tofu
1 beringela.
1/4 Couve branca
Azeitonas qb
Azeite qb
Salsa qb
Pimenta Preta qb
Polpa de tomate


Preparação

Descascar e cortar as batatas às rodelas.Em seguida colocar as batatas a cozer em água a ferver durante um pouco, apenas um pouco para que nao se derretam quando passarem para frigideira.Eu não costumo deitar sal,mas acho que tambem um pouco não fará mal.
Enquanto as batatas cozem descascar e cortar a beringela em pedaços pequenos -(a beringela absorve muito azeite,e quanto mais pequenos forem os pedaços mais rápida se torna a confecção prato). Deitamos a beringela numa frigideira quente com um pouco de azeite,tendo o cuidado de mexer e deitar mais azeite se for necessário.Podemos em seguida passar para o tofu, que deve ser cortado em pequenos blocos, de modo a dar esse aspecto muito caracteristico deste prato.Quando a beringela estiver pronta juntamos o tofu e os cogumelos.Eu gosto muito de em seguida deitar um pouco de pimenta preta,gosto da cor que dá ao tofu e do contraste com o aroma da beringela.
Nesse prato deitamos também um pouco de couve cortada em juliana.Neste prato é mais opcional juntar a couve mas eu acho que dá um toque giro quando mais não seja pela cor que dá ao prato.e adoro couves.
Por esta altura as batatas já deverão estar mais ou menos cozidas - não é necessário estarem muito bem cozidas porque se não quando passarem para a frigideira corremos o risco de se derreterem.
Juntamos as batatas mexendo bem para ficarem com o sabores de todos os ingredientes que juntamos antes.Na altura deitamos tambem um pouco de polpa de tomate,mesmo só um pouco,para sabor.
Agora resta esperar, mexendo sempre.
Para terminar passar para uma travessa polvilhando com salsa e com as azeitonas (1)


(1) - como uma das pessoas no jantar não gostava de azeitonas pusemos num prato à parte.